esportes1
leitura

Na Escola, não basta apenas transmitir informações, é preciso educar. Depois da família,a escola é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.

O Estadual Central trabalha constantemente para ultrapassar a esfera da simples divulgação de conhecimento para das sentido e aplicabilidade ao que é ensinado. A filosofia é incorporar princípios flexíveis capazes de contemplar as particularidades pessoais e culturais, escolares e sociais, tendo como alvo os processos de desenvolvimento, personalização, socialização, humanização e libertação.Fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, a escola é o espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, a fim de tornar-se um cidadão consciente, crítico e responsável.

Jefferson

Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções e preocupações do Estadual.

Inspirada pela essência da história a Direção vigente afirma que assim será o Colégio Estadual Central de Minas Gerais do século XXI: uma escola com um belo passado, atuando no presente, comprometida com a construção do futuro. Um sonho antigo, iniciado em Vila Rica (Ouro Preto), Minas Gerais, em 1771, com a antiga Instrução Secundária do Governo de Minas Gerais. Desde 1951, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Estadual Central tem marcado de forma profunda e positiva as diferentes gerações que por aqui passaram.

Uma escola centenária, mas onde tradição e inovação estarão em permanente diálogo.
Uma instituição educacional que investirá em novas tecnologias, mas onde os seres humanos estarão em primeiro lugar. Um espaço privilegiado de pluralidade, de cuidado personalizado e de convivência solidária.

Observamos a grande diversidade da população que frequenta nossa “escola”. Alguns de baixa renda, outros com situação financeira um pouco melhor, mas a grande maioria com carência de respeito, justiça, solidariedade, estrutura familiar, dignidade, trabalho e real exercício de cidadania.

Agregaremos estudantes, famílias, ex-alunos, professores e funcionários para dar vida, ânimo e concretizar uma vigorosa obra educacional e social. Ensinaremos com entusiasmo os valores construtores de um mundo solidário e, portanto, mais justo.

Principais Projetos - Gestão Jefferson Lopes Gonçalves Pimenta:

Estruturadores:

• Reestruturação da gestão: gestão profissional, democrática e humana – em fase de implementação; e
  • Proposta pedagógica  adequada para uma população diversificada socioculturalmente – em fase de implementação.

Complementares:

• I concurso cultural, simplesmente imagem histórica – implementado;
  • Designação de profissional exclusivo para a função de tesoureiro para a Caixa Escolar da Escola Estadual Governador Milton Campos – implementado;
  • Sábado esportivo – implementado;
  • Algumas parcerias – implementado;
  • Plano de ação para otimizar a comunicação entre os vários segmentos desta Escola – em fase de implementação;
  • Criação da função do Professor Coordenador Pedagógico (PCP) e a designação de profissionais para tal função – em fase de implementação;
  • Revitalização das tecnologias de informação – em fase de implementação;
  • Oficina de Língua Portuguesa : leitura e produção de texto, a partir de abril – em fase de implementação;
  • Oficina de Língua Espanhola: conversação, leitura e produção de texto, a partir de abril – em fase de implementação;
  • Revitalização da rede física – em fase de implementação; e
  • Criação do Centro De Aperfeiçoamento Pedagógico  (CAP): salas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Arte  e multimídia – em fase de implementação.